Territorio

Sintra é um município localizado na sub-região da Grande Lisboa, em Portugal, com uma população em 2011 de 377.835 habitantes. Sintra é conhecida por seus monumentos de arquitetura romântica do século XIX, classificados pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.

Hoje existe uma expansão do setor terciário, que é de uma grande importância para o emprego na região, com predominância do comércio no atacado e serviços de suporte. Isto aconteceu em detrimento das atividades industriais, mas ainda existe como setor industrial : transporte de materiais, processo de minerais, fabricação de máquinas e equipamentos, indústria agroalimentar, de bebidas, companhias de tabaco, indústrias de edição e de impressão.

Plataforma Multi-Atores

O Concelho de Sintra dispoe de uma Rede Social desde ...... é composta de ..... Fuciona da maneira seguinte:... COMPLETAR

Processo

Em 2011, apos ter participado nas sessões de informação (março 2011) e nas formações (Maio 2011) realizadas pelo Conselho da Europa, a Rede Social com o apoio da autarquia assumiu a aplicação da formação dos técnicos com intervenção no território de Sintra, numa primeira fase cerca de 16 técnicos que trabalham na área de intervenção social da Câmara foram formados. Posteriormente, a formação foi estendida à outros técnicos de intervenção social das Juntas de Freguesia e outras entidades (ACES, entidades sem fins lucrativos, agrupamentos de escolas, etc.).

No ano de 2012 foram realizadas 8 ações de formação com 4 grupos de formandos, num total de 48 técnicos dos quais, 12 formandos eram das Juntas de Freguesia; 13 do UCC do Centro de Saúde Cacém Queluz (Enfermeiras/os da Unidade de Cuidados Continuados Abraçar-Queluz), 23 formandos com intervenção Social em Casal de Cambra de várias áreas (entidade com fins lucrativos; entidades privadas sem fins lucrativos; Observatório de Casal de Cambra; Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho Silva e Junta de Freguesia).

Graças a estas formações a metodologia SPIRAL pude ser aplicada em 2012/2013 em :

  • 20 freguesias do Concelho de Sintra, à mulheres idosas (65 ou +anos) no ano 2012 e aos homens idosos em 2013;
  • num bairro de habitação social – Fundação D. Pedro IV em Mira Sintra, à 3 grupos homogêneos: mulheres realojadas, a jovens delinquentes e a mulheres ciganas;

Em 2014/2015 estamos a aplicar a SPIRAL em diversos bairros de habitação social municipal, com o objetivo de conhecer as ideias dos jovens relativamente ao bem-estar, contribuindo para reaproximar as políticas sociais da autarquia às aspirações individuais deste segmento da população. Assim, serão criados 14 grupos homogêneos, 7 de homens e 7 de mulheres, em 7 bairros municipais.

Resultados, impatos e lições apreendidas

Não obstante o numerosos resultados obtidos (ver a base de dados dos critérios de bem-estar/mal-estar e das acções) e a avaliação positiva feita pela maioria dos participantes, verifica-se alguma dificuldade na continuidade da aplicação da metodologia e análise dos dados, o que requer supervisão e acompanhamento ao longo do processo. Espera-se que o Conselho da Europa ou a Rede TOGETHER continue a prestar apoio à autarquia e possibilite a formação de supervisores que possam fazer um acompanhamento de proximidade junto dos facilitadores.

Participação na Rede

A Câmara prima pelo facto de ser uma das entidades cujos Técnicos têm vindo a aplicar a metodologia junto de diversos grupos homogêneos, sendo das poucas a nível nacional que já detém resultados sobre os estudos realizados. Por esse motivo, têm sido endereçados diversos convites e pedidos de apoio por parte de outras autarquias, da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza e da Plataforma Supraconcelhia da Grande Lisboa, para divulgação do trabalho realizado.

Assim, a nossa participação nas sessões de formação promovidas pelo Conselho da Europa e Instituto de Segurança Social de Lisboa (ISS, IP) em Maio de 2012, as sessões de formação dirigidas aos 16 CLAS da Grande Lisboa em 28 de Fevereiro de 2013, as sessões Inter-CLAS do concelho de Leiria que decorreram nos dias 7, 14 e 28 de Março de 2013, na Câmara Municipal de Odivelas em Setembro 2013, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra no dia 29 de Outubro de 2014, têm sido momentos privilegiados de partilha e de disseminação do trabalho realizado, que tem sido reconhecido de forma muito positiva pelas referidas entidades.